Direito e cristianismo: novos parâmetros jurídicos para atualidade | Post | Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura

Conteúdo

Home / Todos / Artigos / Direito e cristianismo: novos parâmetros jurídicos para atualidade

Direito e cristianismo: novos parâmetros jurídicos para atualidade

Imagem: Pixabay

 

O presente artigo faz breves reflexões sobre a influência cristã no direito romano aos dias atuais. Influências estas, de igualdade entre os seres humanos apregoados por Jesus, que contribuiu para o surgimento de uma teoria dos direitos humanos. Adotou-se o método dialético de abordagem, pois auxilia na análise dos fatos sociais advindos do decorrer da historia da humanidade, visando compreender o presente tendo em vista o futuro. A priori verifica-se que filosofia cristã constituiu-se num dos fatores do declínio da filosofia antiga, declínio este que influenciou os diversos institutos jurídicos da atualidade, como as Constituições dos Estados ocidentais e princípios, como o princípio da extraterritorialidade. Conclui-se que é inegável o reconhecimento da herança deixada pelos ensinamentos de Jesus Cristo, baseada na fé e na ética pelo mundo ocidental. E por essa razão o Direito e a Justiça adquiriram novos parâmetros.

 

Autoras: Débora da Silva Leite e Aline Rodrigues da Silva.

 

Palavras chaves: Direito e Justiça, Direitos humanos, Influência do cristianismo, Novos parâmetros.

 

Para continuar lendo este artigo, faça o download do pdf abaixo. Se deseja ler outros textos referentes a esta temática, acesse aqui.

BAIXAR PDF

Mais Conteúdos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.